IDENTIFICAÇÃO:
Escola: EEEFM “Irineu Morello”
Tel.: (27) 3744-2122
Endereço: Av. André Morello – S/N - Distrito de Morello
E-mail: escolairineu@sedu.es.gov.br
Cidade: Governador Lindenberg - ES
CEP: 29720-000
SRE: Superintendência Regional de Educação – Pólo: Colatina
Diretora: Maristânia Morello Gottardo
Disciplinas: JET (Juventude, Educação e Trabalho), Geografia, História, Biologia.
Título do Projeto: “INDUSTRIALIZAÇÃO: TRABALHO E CONDIÇÕES DE VIDA”
Período: 07 de junho a 16 de novembro de 2011
Série: Alunos da 3ª Série do Ensino Médio
Nº de alunos: 33
TEMÁTICA
INDUSTRIALIZAÇÃO/DIVISÃO DO TRABALHO E SUAS CONDIÇÕES
APRESENTAÇÃO
A EEEFM “Irineu Morello” está situada na Avenida André Morello, em Governador Lindenberg, município com aproximadamente 10.400 mil habitantes. É uma escola que atende em média 350 alunos, do 1º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do ensino médio, distribuídos em turno matutino e vespertino.
A escola possui uma diretora, uma pedagoga e duas coordenadoras de turno. Da equipe de apoio fazem parte 5 auxiliares de secretaria, 1 agente de suporte educacional, 02 merendeiras, 3 auxiliares de serviços gerais, 02 vigilantes e 01 estagiária do laboratório de informática.
A equipe docente é composta por 19 professores.
A escola está inserida na zona rural dependente da economia agrária, tendo como base a produção do café.
O aluno atendido vem de família de renda média baixa com média de 1 a 2 salários mínimos. Há predominância de famílias que trabalham como meeiros, pequenos proprietários, assalariados e diaristas. A escola atende uma clientela com os mais diferentes níveis econômicos, político, social e cultural.
JUSTIFICATIVA
Vivemos uma época desafiadora e competitiva, baseada na aquisição de títulos e de experiências. Para tanto, nossa escola tem mostrado aos alunos a importância de uma educação sistemática, enfocando oportunidades conforme aproveitamento e rendimento de cada educando. Através de diversos temas e abordagens almejamos um ensino voltado para realizações pessoal e profissional.
As etapas em relação ao processo de trabalho e as diferentes fases industriais devem ser colocadas em evidência para que os educandos conheçam a importância da Historia e do trabalhador ao longo do tempo. A escola é uma instituição onde os alunos devem encontrar incentivo para o seu crescimento como ser humano, capaz de valorizar o crescimento industrial para a sociedade e para o estado.
Cientes da importância do papel do educador na formação “capital intelectual” e moral do educando, pensamos em um projeto que antes de tudo valoriza o ser, independente do seu poder econômico. Um projeto que oriente os alunos daquilo que é necessário à sua vida e que exclua o comodismo, a desinformação e que valorize a historicidade de seu estado e compreenda a evolução econômica do mesmo, bem como suas consequências no âmbito social, político, ambiental, entre outros.
É importante destacar que as ações do projeto “INDUSTRIALIZAÇÃO: TRABALHO E CONDIÇÕES DE VIDA” estão em consonância com as atividades da Proposta Pedagógica da escola no tocante às atividades interativas, inovadoras e contribuirão decisivamente para a aprendizagem e senso crítico do educando. Ainda, é imprescindível salientar que as atividades têm como destaque uma aprendizagem que repercute positivamente na vida diária do aluno, tanto na resolução de problemas ligados à profissão, a sustentabilidade, quanto nas relações sociais, trabalho digno, pautadas pela responsabilidade e consciência, ou seja, na saúde enquanto trabalhador e de modo geral também prevista na Proposta Pedagógica.
OBJETIVO GERAL
Oferecer meios efetivos para que o aluno compreenda os acontecimentos históricos, valorize a saúde, a vida e desenvolva suas potencialidades, conheçam o trabalho e suas divisões efetivamente e adotem um comportamento pessoal e social que lhes permitam viver bem numa relação harmônica consigo mesmo e com a coletividade colaborando para a evolução tecnológica do município e do estado do Espírito Santo.
Vivemos uma época desafiadora e competitiva, baseada na aquisição de títulos e de experiências. Para tanto, nossa escola tem mostrado aos alunos a importância de uma educação sistemática, enfocando oportunidades conforme aproveitamento e rendimento de cada educando. Através de diversos temas e abordagens almejamos um ensino voltado para realizações pessoal e profissional.
As etapas em relação ao processo de trabalho e as diferentes fases industriais devem ser colocadas em evidência para que os educandos conheçam a importância da Historia e do trabalhador ao longo do tempo. A escola é uma instituição onde os alunos devem encontrar incentivo para o seu crescimento como ser humano, capaz de valorizar o crescimento industrial para a sociedade e para o estado.
Cientes da importância do papel do educador na formação “capital intelectual” e moral do educando, pensamos em um projeto que antes de tudo valoriza o ser, independente do seu poder econômico. Um projeto que oriente os alunos daquilo que é necessário à sua vida e que exclua o comodismo, a desinformação e que valorize a historicidade de seu estado e compreenda a evolução econômica do mesmo, bem como suas consequências no âmbito social, político, ambiental, entre outros.
É importante destacar que as ações do projeto “INDUSTRIALIZAÇÃO: TRABALHO E CONDIÇÕES DE VIDA” estão em consonância com as atividades da Proposta Pedagógica da escola no tocante às atividades interativas, inovadoras e contribuirão decisivamente para a aprendizagem e senso crítico do educando. Ainda, é imprescindível salientar que as atividades têm como destaque uma aprendizagem que repercute positivamente na vida diária do aluno, tanto na resolução de problemas ligados à profissão, a sustentabilidade, quanto nas relações sociais, trabalho digno, pautadas pela responsabilidade e consciência, ou seja, na saúde enquanto trabalhador e de modo geral também prevista na Proposta Pedagógica.
OBJETIVO GERAL
Oferecer meios efetivos para que o aluno compreenda os acontecimentos históricos, valorize a saúde, a vida e desenvolva suas potencialidades, conheçam o trabalho e suas divisões efetivamente e adotem um comportamento pessoal e social que lhes permitam viver bem numa relação harmônica consigo mesmo e com a coletividade colaborando para a evolução tecnológica do município e do estado do Espírito Santo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Despertar no aprendizado do educando a importância do trabalho e suas divisões ao longo do tempo.
· Incutir no aprendizado do educando que a aquisição de informações úteis e necessárias para uma vida ativa em sociedade, acontece no processo ensino aprendizagem.
· Compreender que a História é construída por sujeitos históricos.
· Promover a integração dos conteúdos nas diferentes áreas do conhecimento.
· Introduzir no aprendizado do educando a necessidade de parcerias entre diferentes segmentos, produzindo aprendizagens significativas através da tecnologia.
· Avaliar hábitos alimentares que contribuam para o desenvolvimento de uma boa saúde.
· Identificar alternativas de condições de trabalho e/ou normas de segurança que contribuam com o bem-estar físico e mental dos trabalhadores.
RESULTADO ESPERADOS
· A formação de uma consciência globalizada onde aja atitudes favoráveis a preservação e valorização do patrimônio histórico-cultural, através da educação histórica e cultural.
· Desperte no aluno a curiosidade de saber sobre as mais diversas formas de trabalho e suas divisões e como consequência as relações com a saúde do trabalhador.
· Despertar no aprendizado do educando a importância do trabalho e suas divisões ao longo do tempo.
· Incutir no aprendizado do educando que a aquisição de informações úteis e necessárias para uma vida ativa em sociedade, acontece no processo ensino aprendizagem.
· Compreender que a História é construída por sujeitos históricos.
· Promover a integração dos conteúdos nas diferentes áreas do conhecimento.
· Introduzir no aprendizado do educando a necessidade de parcerias entre diferentes segmentos, produzindo aprendizagens significativas através da tecnologia.
· Avaliar hábitos alimentares que contribuam para o desenvolvimento de uma boa saúde.
· Identificar alternativas de condições de trabalho e/ou normas de segurança que contribuam com o bem-estar físico e mental dos trabalhadores.
RESULTADO ESPERADOS
· A formação de uma consciência globalizada onde aja atitudes favoráveis a preservação e valorização do patrimônio histórico-cultural, através da educação histórica e cultural.
· Desperte no aluno a curiosidade de saber sobre as mais diversas formas de trabalho e suas divisões e como consequência as relações com a saúde do trabalhador.
PLANO DE AVALIAÇÃO
Avaliação dos alunos nas atividades de pesquisa e escritas, elaboração individual de relatório a partir da aula de campo realizada na visita a fábrica Chocolates Garotos - Vila Velha.
Avaliação dos alunos nas atividades de pesquisa e escritas, elaboração individual de relatório a partir da aula de campo realizada na visita a fábrica Chocolates Garotos - Vila Velha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário